God of War é uma das maiores franquias de ação de todos os tempos, com o reboot de 2018 ajudando a impulsionar a série de volta ao mainstream. Kratos era um personagem bastante unidimensional durante suas aventuras pela mitologia grega, então vê-lo se tornar mais maduro e pé no chão por meio de suas interações com Atreus e os deuses nórdicos é um ótimo momento.
Graças ao sucesso das duas parcelas inspiradas na mitologia nórdica, a franquia God of War nunca foi tão popular, com fãs do mundo todo clamando por mais. Infelizmente, o próximo passo da jornada de Kratos provavelmente ainda está a alguns anos de distância, mas há muitos jogos excelentes como God of War para manter os jogadores ocupados até lá. De jogos com muita história a títulos cintilantes de hack-and-slash, há muitos títulos com os quais os fãs desta série de jogos se divertirão muito.
40 Final Fantasy 16
Um jogo de ação com foco em temas maduros e excelente combate em tempo real
Final Fantasy 16
RPG de ação
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 88 /100 Críticos recomendam: 92%
- Plataforma(s)
- PS5
- Lançado
- 22 de junho de 2023
- Desenvolvedor(es)
- Square Enix
A mudança de um sistema baseado em grupo que geralmente era baseado em turnos para um jogo de ação de personagem onde o combate em tempo real é a norma é uma mudança que pode ter assustado muitos jogadores quando Final Fantasy 16 foi lançado. No entanto, uma vez que os jogadores superam a mudança de tom inicial, as batalhas cinematográficas e a narrativa épica deste título deixam claro por que muitas pessoas consideram este título um bom título moderno de Final Fantasy e um dos melhores jogos como God of War que os jogadores podem ter em mãos, especialmente se eles amam os temas maduros presentes nas aventuras de Kratos.
É um dos primeiros jogos principais de Final Fantasy a atingir uma classificação M, com seus temas complexos e violência mostrando o quão longe a Square Enix estava disposta a ir para garantir que a série evoluísse. Clive é um grande protagonista que suporta uma tonelada de conflitos em seu objetivo de destruir os Mothercrystals e impedir que Ultima habite seu corpo.
39 Saga de Senua: Hellblade 2
Um jogo de ação com muita história ambientado na mitologia nórdica
Saga de Senua: Hellblade 2
Ação e aventura
Sistemas
- Plataforma(s)
- PC , Xbox Series X , Xbox Series S
- Lançado
- 21 de maio de 2024
- Desenvolvedor(es)
- Teoria Ninja
O primeiro jogo Hellblade foi uma experiência curta e revigorante que permitiu aos jogadores enfrentarem vários desafios como Senua, uma guerreira que sofre de psicose e deve lutar contra seus demônios enquanto ela faz seu caminho através de uma aventura violenta. O combate pode não ser tão profundo quanto a maioria das pessoas esperava, mas as incríveis conquistas técnicas e a história intrigante deste título carregavam uma experiência que muitos tinham em alta conta.
As mesmas declarações se aplicam à sequência, que parece de tirar o fôlego e é uma recomendação fácil para jogadores que buscam jogos de última geração como God of War que empurram a agulha tanto em uma frente técnica quanto narrativa. O cenário da mitologia nórdica é um bônus para jogadores que amaram a nova interpretação de Kratos e os personagens com os quais ele interage.
38 Assassin’s Creed Origens
Elementos de RPG integrados em uma série de ação furtiva estabelecida
Assassin’s Creed Origens
RPG de ação
Mundo aberto
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 85 /100 Críticos recomendam: 87%
- Plataforma(s)
- PS4 , Xbox One , PC , Stadia
- Lançado
- 15 de dezembro de 2020
- Desenvolvedor(es)
- Ubisoft
Assassin’s Creed é uma série que definhou na complacência e tentou evoluir sua jogabilidade de tempos em tempos, com Origins sendo um grande afastamento das raízes da série . O foco em transformar a franquia em um RPG de mundo aberto à la The Witcher 3 foi uma escolha ousada que abordou muitas reclamações sobre a natureza de cortar e colar de jogos anteriores da série.
Jogadores que amaram as influências de RPG nas novas aventuras de Kratos acharão Assassin’s Creed Origins um dos melhores jogos como God of War que eles podem ter em mãos. Apresentando sua cota justa de combate hack-and-slash e mecânica de escalada, este título compartilha muito em comum com os empreendimentos de Santa Monica do que a maioria das pessoas presumiria.
37 Almas escuras
O combate moderno de God of War é muito inspirado na jogabilidade deste título
Almas escuras
RPG de ação
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 84 /100 Críticos recomendam: 88%
- Plataforma(s)
- PS3 , PS4 , Xbox 360 , Xbox One , Switch , PC
- Lançado
- 22 de setembro de 2011
- Desenvolvedor(es)
- Do software
A nova estrutura de combate de God of War deve muito a Dark Souls , e até mesmo a exploração parece similar em muitos aspectos. Ambos os jogos adotam uma abordagem Metroidvania-lite para design de níveis e enfatizam aparar, bloquear e esquivar junto com movimentos de combate regulares.
Ajuda que Dark Souls também seja um dos maiores RPGs de ação já feitos, o que significa que os jogadores ficarão mais do que satisfeitos em conferir esse pedaço da história dos jogos, se ainda não o fizeram. O fato de que esse título ainda se mantém forte como um dos melhores jogos da FromSoftware é uma prova da enorme quantidade de amor colocada nele.
36 Bayonetta
Um jogo de ação hiperestilizado focado em distribuir combos e derrotar inimigos com estilo
Bayonetta
Ação
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 85 /100 Críticos recomendam: 92%
- Plataforma(s)
- PS4 , PS3 , Xbox One , Xbox 360 , Switch , Nintendo Wii U , PC
- Lançado
- 29 de outubro de 2009
God of War tem alguns dos combates mais estilosos já vistos em um videogame, e isso pode ser visto nos muitos combos que Kratos pode empregar para transformar seus inimigos em picadinho. Os movimentos que ele pode executar são nada menos que extraordinários, e é fácil ver que os fãs desta série não se importariam em conferir sistemas de combate estilosos que enfatizam movimentos e combos especiais.
Bayonetta é a escolha certa para a maioria dos jogadores que querem conferir uma ação mais estilosa. Esta bruxa carismática e atrevida se torna a atração principal do seu jogo homônimo, com os jogadores tentando o máximo para dominar o sistema de combate antes de acertar os combos e obter a classificação mais alta possível em cada estágio.
35 Imortais Fenyx Rising
Um jogo de ação e aventura de mundo aberto subestimado ambientado na Grécia Antiga
Imortais Fenyx Rising
RPG de ação
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 79 /100 Críticos recomendam: 78%
- Plataforma(s)
- PS5 , PS4 , Xbox Series X , Xbox Series S , Stadia , Xbox One , PC , Switch
- Lançado
- 3 de dezembro de 2020
- Desenvolvedor(es)
- Ubisoft Quebec
As aventuras de Kratos na mitologia nórdica eram uma coisa linda, mas alguns fãs sentem falta do tempo em que ele estava fatiando e cortando deuses gregos a torto e a direito. Para esses jogadores, uma aventura na Grécia Antiga é exatamente o que o médico receitou, e a receita deve mencionar uma dose pesada de Immortals Fenyx Rising .
Este título pode não trazer nada de novo ou revolucionário à mesa, mas é um videogame divertido, mesmo assim, que os jogadores podem conferir se quiserem aproveitar um combate de ação divertido e uma história cheia de personagens memoráveis que adicionam alguma leviandade aos procedimentos com seu senso de humor. É uma pena que este jogo não tenha atendido às expectativas de vendas da Ubisoft, já que poderia ter sido o começo de algo memorável.
34 Castlevania: Sinfonia da Noite
Um Metroidvania cujo design moldou elementos de God of War
Castlevania: Sinfonia da Noite
Metroidvania
RPG de ação
Sistemas
- Plataforma(s)
- PS1 , PS3 , PS4 , PSP , PS Vita , Sega Saturn, Xbox 360
- Lançado
- 2 de outubro de 1997
- Desenvolvedor(es)
- Konami
De muitas maneiras, os jogadores podem chamar God of War de metroidvania, cortesia do backtracking e de como eles precisam desbloquear certos poderes antes de ganhar acesso às áreas. Esse tipo de design foi popularizado por dois títulos lendários, um dos quais foi Castlevania: Symphony of the Night .
Este RPG de plataforma documenta a jornada de Alucard no Castelo do Drácula enquanto ele se esforça para acabar com o vilão antes que uma maldição o transforme para sempre. A jogabilidade em Symphony of the Night envelheceu como um bom vinho . Os jogadores vão adorar conquistar os muitos desafios difíceis do título antes de chegar ao verdadeiro final de uma obra-prima.
33 Assassin’s Creed Valhalla
Um divertido capítulo de Assassin’s Creed em um cenário nórdico muito solicitado
Assassin’s Creed Valhalla
RPG
Ação
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 83 /100 Críticos recomendam: 91%
- Plataforma(s)
- Stadia , PC , PS4 , PS5 , Xbox One , Xbox Series X , Xbox Series S
- Lançado
- 10 de novembro de 2020
- Desenvolvedor(es)
- Ubisoft
A nova rota da série Assassin’s Creed não foi bem recebida por muitos jogadores que amavam o estilo antigo da série. No entanto, muitas pessoas também amam o foco pesado em RPG dos novos jogos Assassin’s Creed , com Valhalla finalmente realizando as fantasias de todos e servindo como um jogo nesta série que se passa em território nórdico.
Eivor é um protagonista envolvente, e o escopo do mundo também é incrível. Fãs de jogos divertidos de mundo aberto que não se importam com um pouco de repetição vão adorar o que Assassin’s Creed Valhalla traz para a mesa. Pode não ser o título mais original do mercado, mas os jogadores não devem ter um grande problema com isso, desde que saibam no que estão se inscrevendo.
32 Horizonte Proibido Oeste
Baseia-se no sucesso do seu antecessor
Horizonte Proibido Oeste
Ação
RPG
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 88 /100 Críticos recomendam: 96%
- Plataforma(s)
- PS4 , PS5 , PC
- Lançado
- 18 de fevereiro de 2022
- Desenvolvedor(es)
- Jogos de Guerrilha
Horizon Forbidden West foi a aguardada sequência de Zero Dawn . A história de Aloy enquanto ela continuava a descobrir o mistério por trás do apocalipse que devastou a humanidade enquanto tentava eliminar as novas ameaças que estavam em seu caminho foi divertida, mesmo que muitas pessoas achassem que alguns aspectos deste jogo de mundo aberto eram um pouco genéricos demais para seus gostos.
De qualquer forma, não há como negar que lutar contra um bando de dinossauros robóticos era uma grande atração que nunca se cansava em nenhum passo do caminho. Os jogadores tinham que utilizar todas as armas em seu arsenal, usando armas específicas contra certos inimigos para nivelar o campo de jogo e sair ilesos. Um único erro poderia ter consequências terríveis para Aloy, que poderia facilmente perder a vida se não fosse cuidadosa ao enfrentar essas monstruosidades mecânicas maiores que a vida.
31 Furi
Um título Boss Rush com combate envolvente e intenso
Furi
videogames
Atirador
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 78 /100 Críticos recomendam: 69%
- Plataforma(s)
- PS4 , Switch , PC , Xbox One
- Desenvolvedor(es)
- Os padeiros do jogo
Jogadores que gostam das lutas mais difíceis em God of War (como as Valquírias) vão adorar o que Furi traz para a mesa. O jogo é essencialmente um título de boss rush onde os jogadores são forçados a aprender os padrões de inimigos imponentes antes de finalmente vencê-los após um encontro difícil que leva os jogadores ao limite.
A satisfação de finalmente derrotar um chefe durão que estava fazendo o jogador arrancar os cabelos é nada menos que incrível. Além da jogabilidade incrível que torna este título especial, Furi também tem uma história interessante que se desenrola no fundo, apresentando reviravoltas fascinantes em um enredo que faz muito com muito pouco.
30 Inferno de Dante
Um clone de God of War com imagens e influências religiosas
Inferno de Dante
Corte e corte
Sistemas
- Plataforma(s)
- PlayStation 3 , PlayStation Portátil, Xbox 360
- Lançado
- 9 de fevereiro de 2010
- Desenvolvedor(es)
- Jogos Viscerais
Dante’s Inferno é um ótimo jogo que foi acusado de ser um clone de God of War , mas isso não é necessariamente algo ruim. A abordagem violenta do jogo sobre esse poema lendário foi divertida, e o combate e o estilo de arte foram destaques particulares.
É uma pena que mais pessoas não falem sobre esse jogo, já que Dante’s Inferno tinha algumas coisas ótimas acontecendo. Agora, ele não passa de uma nota de rodapé na história dos jogos que apenas alguns fãs ainda elogiam até hoje.
29 Hades
Um jogo de ação de cima para baixo com elementos roguelite
Hades
RPG de ação
Roguelite
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 94 /100 Críticos recomendam: 99%
- Plataforma(s)
- PS4 , PS5 , Xbox One , Xbox Series X , Xbox Series S , Switch , PC
- Lançado
- 17 de setembro de 2020
- Desenvolvedor(es)
- Jogos Supergiant
Hades é um dos melhores títulos de ação já feitos , combinando uma narrativa incrível com uma estrutura roguelike para criar uma experiência divertida e emocionante. A profundidade do sistema de diálogo em Hades é incrível e mostra o quanto os desenvolvedores pensaram nele.
A maioria das pessoas esperaria que tentar fazer movimentos precisos com uma perspectiva de cima para baixo fosse desafiador, então é uma prova do design de Hades que isso funciona lindamente. Lutar contra os chefes do jogo e lentamente juntar as peças da história é bem divertido.
28 Darksiders 2
Uma mistura de resolução de quebra-cabeças e combate hack-and-slash
Darksiders 2
Ação
Aventura
Sistemas
- Plataforma(s)
- PS4 , PS3 , Xbox One , Xbox 360 , Switch , Nintendo Wii U , PC , Stadia
- Lançado
- 14 de agosto de 2012
- Desenvolvedor(es)
- Jogos de Vigília
Darksiders 2 é um excelente título de ação e aventura que serviu como introdução à série para muitas pessoas. Apesar de apresentar um mundo incrível e uma história envolvente, este jogo não conseguiu atingir as expectativas de vendas depois de ser extremamente custoso de desenvolver.
Fãs de God of War se sentirão em casa com Darksiders 2 e seus elementos mitológicos. É uma pena que a sequência não tenha elevado o status da série, no entanto, já que Darksiders 2 foi genuinamente um ótimo título que merecia uma continuação digna.
27 Bayonetta 3
Um excelente capítulo na adorada série da Platinum Games
Bayonetta 3
Ação
Aventura
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 85 /100 Críticos recomendam: 85%
- Plataforma(s)
- Trocar
- Lançado
- 28 de outubro de 2022
- Desenvolvedor(es)
- Jogos de Platina
Bayonetta 3 passou por uma tonelada de controvérsia antes do lançamento, o que é uma pena, já que não merecia nada disso. Afinal, o jogo é um dos melhores jogos de ação no Nintendo Switch e expande o arsenal incrível de Bayonetta .
A série é conhecida por ser extremamente exagerada em termos de ação e narrativa, e o terceiro jogo leva isso a um nível totalmente novo. Fãs de God of War que querem experimentar uma viagem de emoção massiva com combate espetacular não podem errar com Bayonetta 3 .
26 Castlevania: Senhores das Sombras
Uma reimaginação moderna da série Castlevania
Castlevania: Senhores das Sombras
Ação
Aventura
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 77 /100 Críticos recomendam: 70%
- Plataforma(s)
- PS3 , Xbox 360 , PC
- Lançado
- 5 de outubro de 2010
- Desenvolvedor(es)
- MercurySteam , Kojima Produções
Muitos fãs de Castlevania ficaram tristes ao ver que essa adorada série Metroidvania estava indo para o caminho de um jogo de ação regular. No entanto, pelo que vale, Lords of Shadow é um jogo divertido de jogar, apesar das muitas reclamações dos fãs hardcore.
O título pode parecer um pouco derivado de jogos como God of War e Shadow of the Colossus , mas ele usa suas inspirações com ousadia na manga. É uma pena que Castlevania tenha abandonado suas raízes Metroidvania, e foi necessário um IP totalmente novo para que essa magia voltasse mais uma vez.
25 Elden Ring
Um Soulslike de mundo aberto com conhecimento e combate incríveis
Elden Ring
RPG
Ação
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 95/100 Críticos recomendam: 98%
- Plataforma(s)
- PS5 , Xbox One , PS4 , Xbox Series X , Xbox Series S , PC
- Lançado
- 25 de fevereiro de 2022
- Desenvolvedor(es)
- Do software
O último título da FromSoftware foi o maior sucesso do estúdio. Elden Ring se tornou mais popular do que qualquer outro título da FromSoftware , e este jogo de mundo aberto é uma explosão do começo ao fim.
Elden Ring pode parecer desafiador, mas jogadores pacientes que aprenderem o sistema de combate logo perceberão por que este jogo é único. Claro, os outros pilares da jogabilidade de Elden Ring também são bem legais, seja a exploração sem fim, as opções de personalização de personagens ou as lutas contra chefes.
24 Grand Theft Auto 5
Um jogo de ação cinematográfica ambientado em um mundo aberto movimentado
Grand Theft Auto 5
Mundo aberto
Ação
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 92 /100 Críticos recomendam: 92%
- Plataforma(s)
- PS5 , PS4 , PS3 , Xbox Series X , Xbox Series S , Xbox One , Xbox 360 , PC
- Lançado
- 17 de setembro de 2013
- Desenvolvedor(es)
- Rockstar Norte
Falando em grandes aventuras de mundo aberto, seria impossível não mencionar Grand Theft Auto 5. O fato de que este título ainda é relevante mesmo depois de uma década desde seu lançamento mostra por que ele é reverenciado por tantos como um dos jogos de ação mais lendários de todos os tempos.
Grand Theft Auto 5 pode ser mais conhecido por seu componente multijogador hoje em dia, mas os jogadores ainda devem conferir o modo single-player habilmente criado neste jogo. Controlar vários protagonistas e causar confusão nunca foi tão divertido. A jogabilidade e a história de GTA 5 não são semelhantes ao God of War de 2018 em nenhuma forma ou formato, mas a obra-prima da Rockstar é um lançamento tão marcante no gênero de mundo aberto que é quase um jogo obrigatório para qualquer um que goste desse tipo de jogo.
23 X-Men Origens: Wolverine
Um surpreendentemente ótimo filme tie-in
X-Men Origins: Wolverine – Edição Uncaged
Corte e corte
Ação e aventura
Sistemas
- Plataforma(s)
- PC , PS3 , Xbox 360
- Desenvolvedor(es)
- Software Raven
- Lançado
- 1 de maio de 2009
Uma grande parte do que torna God of War um jogo tão divertido é a natureza visceral de seu combate. Isso é algo que é replicado em um título altamente subestimado — X-Men Origins: Wolverine .
Este jogo passou despercebido por muitas pessoas devido à natureza sem brilho de sua contraparte cinematográfica. No entanto, os jogadores só precisam conferir um pouco de X-Men Origins: Wolverine para perceber que sua jogabilidade de ação de alta octanagem e combate brutal são uma explosão que lembra muito os anos de glória de God of War .
22 Alice: O Retorno da Loucura
Jogabilidade divertida e um mundo imaginativo
Alice: O Retorno da Loucura
Corte e corte
Sistemas
- Plataforma(s)
- PC , PS3 , Xbox 360
- Lançado
- 14 de junho de 2011
- Desenvolvedor(es)
- Cavalo Picante
American McGee’s Alice foi um dos jogos mais estranhos, mas fascinantes que existem. Claro, a jogabilidade pode não ter envelhecido tão bem, mas a natureza de pesadelo do mundo e seus personagens é algo que ainda fica com os jogadores muito depois de terminarem de jogar este jogo.
Este título recebeu uma sequência em Alice: Madness Returns . Embora a jogabilidade possa ser um pouco simplista às vezes, a narrativa e os personagens incríveis mais do que compensam isso. Pode não parecer muito com God of War no começo, mas certamente impressionará aqueles que gostam da história de Kratos.
21 Metal Gear Rising: A Vingança
Um spin-off de Metal Gear focado em combates de tirar o fôlego
Metal Gear Rising: A Vingança
Ação
Sistemas
- Avaliações do OpenCritic
- Classificação máxima da crítica: 84 /100 Críticos recomendam: 94%
- Plataforma(s)
- PS3 , Xbox 360 , PC
- Lançado
- 19 de fevereiro de 2013
- Desenvolvedor(es)
- Jogos de Platina
Deixe para a Platinum Games quando se trata de fazer títulos de ação e aventura ultraestilosos. Metal Gear Rising: Revengeance não tinha nada a ver com ser tão bom quanto é, com muitas pessoas considerando-o um dos melhores jogos da série.
Controlar um ciborgue, Raiden, e cortar inimigos em pedaços nunca cansa. Ajuda que o jogo sempre exagere com suas peças definidas, tornando cada momento com este título uma explosão absoluta.